sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Acupuntura cutânea

A acupuntua cutânea consiste na estimulação da epiderme com agulha de acupuntura de pequeno calibre, inserindo-se a agulha na área de exteriorização do ponto de acupuntura, não a aprofundando até o Canal de Energia Principal. Essa técnica é, geralmente, utilizada em crianças muito pequenas, nas quais se procuram estimular as doze zonas cutâneas, a fim de se estabelecer um melhor fluxo energético nos Canais de Energia Principais e nos Zang Fu. A estimulação dessas zonas cutâneas tem duplo significado:
- Promove a circulação de Qi e Xue (sangue) dos Canais de Energia Secundários, nos Principais e, nos Zang Fu, fortalecendo-os.
- As estagagnações de Qi e de Xue são removidas à custa desse aumento de circulação de energia bem como pelas pequenas sangrias provocadas, que geralmente ocorrem nessa técnica.
As técnicas de acupuntura cutânea, frequentemente utilizadas para as estimulações artificiais, podem ser feitas utilizando-se: martelo de sete pontas, rolete, ou escovagem (com escova de dentes) ou até mesmo com as próprias unhas, nas áreas correspondentes às zonas cutâneas.
A área cutânea selecionada depende de sua indicação terapêutica. Assim, em uma criança com deficiência de Fei Qi (pulmão) e do Shen Qi (rins), fator este que se ocasiona o aparecimento de bronquite ou de asma do tipo Yin, devem ser estimuladas as regiões do dorso, do tórax anterios, do antebraço e face medial da perna e do pé. O estímulo cutâneo dessas áreas faz circular o Qi dos Canais de Energia Principais e Secundários, dessa maneira, fortalecendo o Fei Qi e o Shen Qi.

domingo, 5 de dezembro de 2010

"Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu. Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu." (Salmos 43)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Meridiano

Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os "canais de energia" utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa.
Existem vários tipos de energias que percorrem o corpo. A energia que recebemos de nossos ancestrais, a energia que adquirimos pelo ar e alimentos, que circula internamente, e a energia protetora, que circula mais externamente. Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.
Cada meridiano tem vários pontos definidos, por onde se pode atuar para interferir na energia que o percorre. As formas mais comuns de atuação são: a agulha (geralmente de metal, embora haja relatos sobre agulhas de pedra na história antiga da acupuntura chinesa), a moxa (ou pequeno "incenso" colocado sobre a pele), ou ainda a pressão dos dedos.
Cada ponto tem uma característica determinada para atuar na energia do meridiano. Existem, por exemplo, pontos para tonificação (aumentar o fluxo de energia no meridiano), pontos de sedação (diminuir o fluxo de energia no meridiano), pontos de alarme (pontos doloridos que avisam sobre alterações importantes nas energias do meridianos), pontos de origem, pontos de união e outros.

Medicina Tradicional Chinesa

A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa (em chinês 中醫, zhōngyī xué, ou 中藥學, zhōngyaò xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.
É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.
A MTC se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ventosaterapia

A ventosa é uma cúpula que, quando aplicada à superficie da pele, produz pressão interna negativa, tendo finalidade de promover o descongestionamento de Qi e de Xue (sangue) no nível dos Canais de Energia Principais e nos Canais de Energia Secundários correspondentes à área em que esse instrumento foi aplicado.
Para se obter uma pressão interna negativa, se uma uma bomba aspirante, que puxa o ar de dentro da cúpula em contato com a pele. Essa pressão negativa tem função de exteriorizar o Qi e o Xue estagnados, desbloqueando os Canais de Energia Secundários e Principais, facilitanto e promovendo o fluxo energético nesses Canais.

Auriculoterapia

A Acupuntura Auricular é uma técnica que visa harmonizar a função dos Zang/Fu (Órgãos/Vísceras) por meio do estímulo de pontos distribuídos em todo o pavilhão auricular.
A Acupuntura Auricular corresponde também a um importante recurso de propedêutica, uma vez que alterações dos Zang/Fu se refletem na orelha como pontos eritematosos ou pálidos, bem como por meio de pápulas ou telanglectasias. É, portanto, um método diagnóstico e terapêutico que tem valor reconhecido, mas que em nossa visão não deve ser utilizado como terapêutica isolada, uma vez que não reverte o processo de adoecimento, apenas excerce efeitos sintomáticos, sendo sua aplicação ideal, como método auxiliar, nos tratamentos sistêmicos, potencializando seus efeitos.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Moxaterapia

Técnica milenar, originada no norte da China, que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas. A erva mais frequentemente utilizada para moxabustão é a Artemísia seca (Artemisia vulgaris), no entanto outros tipos de ervas também podem ser utilizados na confecção da moxa, de acordo com indicações terapêuticas específicas.

A aplicação de moxabustão tem finalidade de aquecer o Qi e o Xue (sangue) dos Canais de Energia Principais e Secundários, promovendo aumento da velocidade na circulação energética desses Canais de Energia.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Blog criado com a finalidade de expor minha profissão, a fim de esclarecer dúvidas e informar ao devido público.
Sou Gabriel Augusto, formado em Psicoterapia Holística, Acupuntura Sistêmica e Naturologia pelo Institulo Logos Solar. Realizo minhas funções, de acordo com as Normas Técnicas Brasileira, sendo muito bem acolhido por todos meus clientes.
Trabalho em prol do bem estar da SAÚDE do ser. As técnicas que utilizo são Orientais e Milenares como Fitoterapia, Iridologia, Auriculoterapia, Radiônica, Auriculoacupuntura, Argiloterapia, Reiki, entre outras.
No decorrer das postagens, escrevo sobre cada uma delas.
Sou filiado à Abrath - Assossiação Brasileira dos Terapeutas Holísticos, sob o número CRTH-BR 0403.
Atendo nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (contato: gabrielterapiaholistica@hotmail.com)

Que DEUS, o Grande Arquitero do Universo ilumine a todos .: