A acupuntua cutânea consiste na estimulação da epiderme com agulha de acupuntura de pequeno calibre, inserindo-se a agulha na área de exteriorização do ponto de acupuntura, não a aprofundando até o Canal de Energia Principal. Essa técnica é, geralmente, utilizada em crianças muito pequenas, nas quais se procuram estimular as doze zonas cutâneas, a fim de se estabelecer um melhor fluxo energético nos Canais de Energia Principais e nos Zang Fu. A estimulação dessas zonas cutâneas tem duplo significado:
- Promove a circulação de Qi e Xue (sangue) dos Canais de Energia Secundários, nos Principais e, nos Zang Fu, fortalecendo-os.
- As estagagnações de Qi e de Xue são removidas à custa desse aumento de circulação de energia bem como pelas pequenas sangrias provocadas, que geralmente ocorrem nessa técnica.
As técnicas de acupuntura cutânea, frequentemente utilizadas para as estimulações artificiais, podem ser feitas utilizando-se: martelo de sete pontas, rolete, ou escovagem (com escova de dentes) ou até mesmo com as próprias unhas, nas áreas correspondentes às zonas cutâneas.
A área cutânea selecionada depende de sua indicação terapêutica. Assim, em uma criança com deficiência de Fei Qi (pulmão) e do Shen Qi (rins), fator este que se ocasiona o aparecimento de bronquite ou de asma do tipo Yin, devem ser estimuladas as regiões do dorso, do tórax anterios, do antebraço e face medial da perna e do pé. O estímulo cutâneo dessas áreas faz circular o Qi dos Canais de Energia Principais e Secundários, dessa maneira, fortalecendo o Fei Qi e o Shen Qi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário